Se não pretende recorrer a coroas, pontes ou próteses removíveis para substituir um ou mais dentes, o implante dentário é a solução mais eficaz e segura para recuperar o seu sorriso, a fala e a capacidade funcional de mastigação, e melhorar a qualidade de vida.
Venha conhecer melhor este “parafuso” que faz as vezes de raiz artificial onde é acoplada uma coroa que parece e funciona como um dente natural, entre outros benefícios!
O que é um implante dentário?
É uma espécie de pequeno parafuso em titânio (um material compatível com os tecidos humanos) que tem por objetivo substituir a raiz de um dente natural e dar suporte a uma prótese dentária, melhorando a aparência física, a fala e a função mastigatória do paciente e em consequência, devolvendo a autoestima e aumentando a qualidade de vida.
Onde é colocado o implante dentário?
É colocado cirurgicamente no maxilar superior ou inferior, no interior do osso do paciente, de modo a desempenhar a função da raiz artificial, dando um suporte estável a uma coroa para reabilitação de um ou mais dentes.
Que tipo de dentes substitui?
Um implante dentário pode ser utilizado para substituir qualquer tipo de dente (incisivo, canino, molar e pré-molar) que tenha caído ou sido extraído, desde que o paciente apresente sustentação óssea para se colocar o dispositivo em titânio.
Quem pode colocar implantes dentários?
Qualquer pessoa pode colocar um implante dentário desde que a fase de crescimento ósseo tenha terminado, o que normalmente acontece entre os 18 e os 20 anos de idade, e desde que estejam reunidas as condições clínicas necessárias: boca saudável, livre de cáries e doenças gengivais.
Ainda assim, cada caso é um caso que deve ser avaliado por um médico dentista especialista em implantologia.
Marque já a sua consulta na Clínica Dentária Sorri Dente!
O procedimento é seguro?
Sim, é um procedimento seguro, executado em clínicas dentárias um pouco por todo o mundo. Mas como em qualquer outra cirurgia existem riscos inerentes, que costumam ser evitados com um estudo completo do caso clínico.
Como é o processo de colocação de um implante dentário?
Na nossa clínica dentária em Évora, os dentistas especialistas em implantologia começam por fazer uma consulta de avaliação que exige um exame completo à boca (fotografias, radiografias, exames 3D e Ortopantomografica Panorâmica Digital). Os resultados desse exame ajudam a avaliar a quantidade de osso existente e o tipo de implante que vai ser colocado.
A seguir pode ser necessária a realização de outros tratamentos dentários para o paciente conseguir alcançar uma boa saúde oral antes da cirurgia, efetuada numa consulta mais alargada nas instalações da nossa clínica dentária em Évora.
Durante a cirurgia, o médico dentista administra anestesia local, faz uma incisão na gengiva, perfura o osso, coloca o implante e sutura a gengiva. A seguir pode inserir uma coroa ou prótese dentária provisória.
Quando se pode substituir a prótese provisória pela definitiva?
Regra geral, três a seis meses depois da cirurgia, quando o implante já estiver completamente integrado no osso, capaz de resistir às forças mastigatórias.
Como é o pós-operatório?
Tranquilo. Pode haver uma ligeira inflamação e inchaço na área que sofreu intervenção cirúrgica, mas nada que a medicação (antibióticos, analgésicos e um pouco de gelo) não resolva.
Na maior parte dos casos, a recuperação da cirurgia de implante dentário é quase imediata e o paciente sai do consultório preparado para prosseguir com a sua vida normal. Ainda assim, nos primeiros dias após a cirurgia deve evitar exposições solares, exercício físico, tabaco (para não complicar o processo de cicatrização) e deve reforçar os cuidados de higiene oral e optar por alimentos moles.
Qual a diferença entre implante dentário e prótese convencional ou dentadura?
O implante dentário é fixo, ao contrário da dentadura que é removível e que por esse motivo pode criar algum constrangimento e desconforto, além de não oferecer resultados tão naturais.
Tipos de implantes dentários
- Implantes dentários unitários para substituição de apenas um dente.
- Implantes duplos para substituição de três dentes sucessivos, sendo que o dente do meio fica apenas apoiado na gengiva.
- Implantes all-on-4 ou implantes all-on-6 para substituição de vários dentes com apenas quatro ou seis implantes.
- Implantes sobredentadura ou overdenture para inserção de uma prótese removível com todos os dentes nos implantes.
Principais vantagens dos implantes dentários
- Alta taxa de sucesso.
- Prótese totalmente fixa.
- Grande melhoria estética.
- Aumento da autoestima e qualidade de vida.
- Aparência semelhante aos dentes naturais.
- Restituição da fala e capacidade mastigatória.
- Preservação da estrutura óssea.
- Diminuição do risco de desenvolvimento de cáries.
- Sensação de firmeza e equilíbrio.
- Integridade dos outros dentes naturais.
- Procedimento seguro, eficaz e permanente.
Onde colocar implantes dentários em Évora?
Na Clínica Dentária Sorri Dente! Possuímos uma equipa de médicos dentistas especializados em implantologia, com larga experiência na colocação de vários tipos de implantes dentários.
Qual é o preço de um implante dentário em Évora?
O preço de um implante dentário em Évora varia de acordo com o tipo de implante, material da coroa definitiva e necessidade de realizar enxerto ósseo para suportar o dispositivo. De qualquer modo podemos adiantar que o preço médio dos implantes dentários em Évora ronda os 600/800€, valor ao qual acresce o custo da prótese fixa.
Reuniu toda a informação que precisava a respeito de implantes dentários? Agora só lhe falta clicar aqui e agendar uma consulta de avaliação na Clínica Dentária Sorri Dente. Num abrir e fechar de olhos, vai conseguir recuperar o seu sorriso, melhorar a autoestima, conforto, confiança e bem-estar!
Fale Connosco